Fundada em 18 de julho de 2001, pelo Prof. João Bosco Stecca, a Orquestra Comunitária da Unicamp é uma orquestra-escola de extensão universitária sócio-cultural que oferece à toda comunidade de Campinas e região, sobretudo a carente, dos 13 anos até a terceira idade, a oportunidade de aprender a tocar um instrumento de orquestra sinfônica, tocar em conjunto, divulgar e executar composições e arranjos de músicos brasileiros, principalmente os desconhecidos do público, incentivar os alunos a atuarem como solistas e se expressarem através da música
A orquestra participa do Projeto de Pesquisa Sant’Anna Gomes, na execução das músicas recuperadas e resgatadas da família Gomes de Campinas.
Como tudo começou
No segundo semestre de 2000, dona Maria Olímpia Savioli, de Jaguariúna, SP, nos procurou. Depois de guardar seu violino por 30 anos, opção feita para criar seus filhos, gostaria de voltar a estudar o instrumento. Sua história sensibilizou o maestro Stecca, que lhe indicou um professor.
Dona Maria Olímpia não voltou sozinha, com ela veio uma van cheia de alunos interessados em aprender o violino. Coincidentemente, havia na universidade três listas de espera de pessoas com mais de 25 anos de idade querendo aprender um instrumento de orquestra, mas devido a idade não se enquadravam nas orquestras já existentes na universidade.

Foi então que o Prof. Stecca consultou o coordenador do NIDIC, Prof. Paulo Justi, que sensível à situação, abriu as portas à oportunidade e apoiou a criação da Orquestra Comunitária.

O primeiro professor voluntário de violino e viola do projeto foi o Prof. Arthur Achilles Gonçalves, hoje Diretor Administrativo da Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas. Nascia então, nas cordas, o esboço do que viria a ser em julho de 2001 a Orquestra Comunitária da Unicamp.
Os violinos e violas logo contaram com o apoio da Profª. Elazir Martins de Lima, mais de 66 anos de experiência e nossa spalla.
Em seguida vieram alunos de violoncelo e contrabaixo, apoiados prontamente pelos professores Meila Tomé e Walter Valentini.
Outros professores também participaram do projeto nesses anos: Ana Chioquette, Érico Amaral Junior, Ivan Lopes Bueno, Daniel Pinto Lessa, e Artur Huf. O atual professor voluntário de violino e viola é o Prof. Walter Finatto Ansante, hoje um dos spallas da Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas.

Por ser considerada uma orquestra modelo dentro da universidade, a partir de 2005 a Orquestra Comunitária da Unicamp passou a receber estagiários alunos do último ano de regência do Departamento de Música do Instituto de Artes.

Fatos
2001
2003
2004
2005
2006
2007
2016
2017