Lúcia Helena Marques Silva II
Nascida em S.Paulo, iniciou seus estudos de piano em 1960, com professores particulares. Em 1968, formou-se pianista, com o Professor Oswaldo Accursi, no Instituto Paulista de Música (SP), habilitada como professora de instrumento, História da Música e Teoria Musical. Participou até 1970 do Coral da Faculdade de Direito de Guarulhos e do Madrigal Renascentista, ambos sob a regência do Maestro Barros Garboggini.

Em 1974, iniciou estudos de violão solo com o Professor Pavão e, a partir de 1982, violão cifrado com Ricardo Itri.

De 2009 a 2012 participou do curso do MEC para Formação de Professores de Música para Educação Básica nas escolas. O curso, que exigiu o aprendizado de flauta doce, instrumentalizou o professor com técnicas modernas de percepção e linguagem musical de acordo com a pedagogia e metodologias desenvolvidas por Carl Off, Kodaly, Villa Lobos, Murray Schaffer, entre outros. Durante o curso teve aulas com Neide Rodrigues Gomes, Samuell Kerr, Maria Zei Biagioni, Jayme Lessa e foi certificada em 2013 como Educadora Musical em concurso público realizado pela OMB-SP.

Em 2010, foi convidada a participar da Banda Musical de Joanópolis, inicialmente na percussão e passou para a flauta transversal dentro do programa de formação da Banda,com o maestro Ronaldo Siroky. Após essa formação básica continuou seus estudos com a flautista Sarah Selles.

Em 2012 entrou na formação inicial da Orquestra de Flautas da Unicamp, sob regência da professora Sarah Selles.

Em agosto de 2012 tornou-se membro da da Orquestra Comunitária sob a regência de João Stecca.